Início Símbolos Municipais

Símbolos Municipais PDF Imprimir E-mail

Brasão

O brasão do município de Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, teve suas características atuais definidas pela Lei Municipal 02/64, de 20 de julho de 1964, seguindo o desenho original, ou seja:

Escudo português. Campo de prata, um galo heráldico, representado de bico aberto e a pata direita levantada, de sinople (verde) cristado, barbelado, orelhado e armado (unhas, patas e esporão) de goles (vermelho), um chefe partido de dois quartéis; no primeiro quartel em campo de goles (vermelho), um turbante de penas, de ouro; no segundo quartel, em um campo de bleu (azul), um livro aberto e, sobre o mesmo, uma pena clássica, tudo de prata. Na base, acompanhando a forma do escudo, um listel de prata ostentando os seguintes dizeres: ‘1814 - Cantagalo - 1857.’ Como suportes, respectivamente, à destra (direita) e à sinistra (esquerda), um galho de café e uma haste de cana. Encimando o conjunto, como figura máxima, a coroa mural de cinco (5) torres de prata, que é de cidade, carregada de um elipse de bleu (azul) ostentando uma chave de ouro.

O escudo português lembra a origem lusitana de nossa Pátria. O galo, representativo de topônimo municipal, em sua posição característica, evidencia o esforço e a coragem. O turbante representa os índios Coroados e Goytacazes que, em épocas remotas, dominaram a região. O livro e a pena lembram ‘Os Sertões’, a obra-prima de Euclides da Cunha, considerado o ‘Lusíadas Brasileiro’, representando a homenagem do município a seu insigne filho. Café e cana, as riquezas do passado que ajudaram a construir a grandeza do município.

A chave simboliza o padroeiro do município em épocas remotas - São Pedro de Cantagalo (hoje trata-se do Santíssimo Sacramento). As datas - 1814 e 1857 -, respectivamente, se referem à emancipação da Vila de Santo Antônio de Sá (hoje pertencente a Porto das Caixas, distrito de Itaboraí) e recebimento do título honorífico de Cidade. Os metais e esmaltes significam: ouro-força; prata-candura; vermelho (goles)-intrepidez; azul (bleu)-serenidade; verde (sinople)-abundância.

 

Bandeira

A Bandeira do município de Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, tem as seguintes características: cores nacionais (verde e amarelo) alternadas em cinco faixas horizontais, simbolizando cada faixa um distrito: Cantagalo (a sede), Santa Rita da Floresta (2º Distrito), Euclidelândia (3º Distrito), São Sebastião do Paraíba (4º Distrito) e Boa Sorte (5º Distrito), tendo ao alto e à esquerda o brasão de armas do município.
 
2009/2014 - Prefeitura Municipal de Cantagalo
Webmail | Política de Privacidade