Início Prefeitura Municipal Prefeitura inaugura placa para homenagear a Romaria de São Sebastião

Prefeitura inaugura placa para homenagear a Romaria de São Sebastião Imprimir E-mail
Notícias - Cantagalo
Escrito por Gilmar Marques
Sex, 31 de Janeiro de 2014 05:12

Cavaleiros saem de Barra Mansa, no Sul do estado, para comemorar os festejos de São Sebastião no quarto distrito de Cantagalo. Este ano, evento completou 18 anos

Cantagalo – A Prefeitura de Cantagalo, numa parceria entre as secretarias municipais de Turismo e de Cultura, inaugurou, no último dia 20 de janeiro, uma placa, instalada na Praça Antônio Manoel de Paula Filho (Totonho de Paula), no Centro de São Sebastião do Paraíba, quarto distrito do município, para homenagear a Romaria de São Sebastião, que, todo ano, sai de Barra Mansa, no Sul do estado do Rio de Janeiro, com destino a São Sebastião do Paraíba, durante os festejos do padroeiro católico do distrito, São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro.

Este ano, a romaria, fundada por Carlos Elias dos Santos Curty, que nasceu em São Sebastião do Paraíba e mora em Barra Mansa, completou 18 anos. O prefeito Saulo Gouvea (PT) explicou que a homenagem foi uma forma de perpetuar a romaria através de um monumento na praça do distrito. “Inclusive, esta placa contém um trecho do livro ‘Romaria – esporte e fé sobre quatro patas’, de autoria de Carlos Elias dos Santos Curty”, informou o prefeito, que participou da cerimônia, que tomou conta do último dia dos festejos em louvor ao padroeiro, que foram realizados no período de 17 a 20 de janeiro.

Além do prefeito, participaram da cerimônia o vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB), que também é morador do quarto distrito; o secretário de Turismo, Raphael Jevaux; e os vereadores Ciro Fernandes (PR) e Emanuela Teixeira, a Manoela do Paraíba (PHS), como é mais conhecida, e que também é moradora do distrito. A secretária interina de Cultura, Ana Paula Giron, não pôde participar por estar envolvida na organização de outro evento no Centro da cidade e que marcou a lembrança dos 148 anos de nascimento do escritor cantagalense Euclydes da Cunha.

Ano passado, durante a chegada da romaria a São Sebastião do Paraíba, Carlos Elias dos Santos Curty também lançou o livro ‘Diário de um Romeiro’. Na ocasião, o autor foi recebido com um verdadeiro espaço cultural montado no coreto da praça pela Secretaria de Cultura, que deu apoio e estrutura à tarde de autógrafos. Nesse livro, Carlos Elias Curty retrata uma romaria montada, realizada em 2004, entre Barra Mansa e Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba do estado de São Paulo.

A romaria, de acordo com Carlos Elias Curty, deixa Barra Mansa no dia 11 de janeiro, após receberem uma bênção na Igreja Matriz de Barra Mansa, que também tem São Sebastião como padroeiro. Em seguida, é iniciado o percurso, que dura dez dias. É normal a romaria montada sair de Barra Mansa com cerca de 20 integrantes e chegar em São Sebastião do Paraíba com até 250 cavaleiros (o número varia ano a ano).

Na chegada, em 20 de janeiro, os romeiros são recepcionados com água benta e participam da festa do padroeiro da comunidade. Os romeiros, por onde passam, realizam palestras sobre diversos assuntos, como combate às drogas e preservação do meio ambiente.

Foto: Cristiano Gonçalves

Placa traz trecho de um dos livros do fundador da romaria e, de acordo com o prefeito Saulo Gouvea (D), perpetua a cavalgada, fundada por Carlos Elias Curty (C) há 18 anos

Foto: Cristiano Gonçalves

Na chegada a São Sebastião do Paraíba, quarto distrito de Cantagalo, os cavaleiros passam em frente à Igreja de São Sebastião, onde recebem a bênção