Início Eventos Revelação, Biquini Cavadão e Eduardo Costa são as atrações da festa dos 197 anos de emancipação de Cantagalo

Revelação, Biquini Cavadão e Eduardo Costa são as atrações da festa dos 197 anos de emancipação de Cantagalo Imprimir E-mail
Notícias - Eventos
Escrito por Gilmar Marques
Qui, 15 de Setembro de 2011 10:18

Aniversário, que ocorre em 9 de março, teve comemoração transferida para outubro devido à proximidade com o Carnaval

Cantagalo – No período de 30 de setembro a 2 de outubro - sexta-feira, sábado e domingo -, Cantagalo realiza a festa comemorativa aos 197 anos de emancipação político-administrativa, embora o aniversário da cidade seja em 9 de março. Este ano, a Prefeitura decidiu transferir o evento para outubro por causa da proximidade com o Carnaval, que também foi realizado no início de março.

Foto: Divulgação

Grupo Revelação é a grande atração do primeiro dia de festa, na sexta, 30 de setembro

Para marcar a celebração da independência de Cantagalo, a Prefeitura preparou três dias de festa com várias atrações e shows todos os dias. Serão três as principais atrações: o grupo de pagode Revelação, na sexta-feira, 30 de setembro, a partir de meia-noite; a banda de pop rock Biquini Cavadão, no sábado, 1º de outubro, a partir das 23 horas; e o sertanejo Eduardo Costa, no domingo, 2 de outubro, também a partir das 23 horas. Os shows acontecerão em palcos montados na Praça Miguel de Carvalho, nas imediações da rodoviária municipal, que ficará interditada no período de festa.

Mas não é só. Serão dois palcos, sendo que as principais atrações acontecem no palco 1. Outras apresentações coadjuvantes também vão ajudar a tornar a festa ainda mais interessante. Na sexta-feira (30), após a apresentação do grupo Revelação, acontece, no palco 2, show com o grupo Simplicidade, também de pagode.

No sábado (1º), a programação começa cedo, a partir das 15 horas, na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele. É que 1º de outubro é o Dia Nacional do Idoso, que passou a ser comemorado no Brasil em 2007. A comemoração foi criada pela lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

Para marcar a data, a Secretaria de Assistência Social resolveu engordar a festa da cidade com a já tradicional comemoração do Dia do Idoso, evento que reúne, todos os anos em Cantagalo, boa parte dos membros da terceira idade para um dia de festa, com coquetel e muita música ao vivo, além de sorteios de brindes. Este ano, o evento será marcado pela apresentação da banda Los Gringos.

Foto: Marcos Hermes

Biquini Cavadão promete lotar o show, marcado para a noite de sábado, 1º de outubro

A partir das 21 horas, no palco 2, na Praça da rodoviária, será a vez da banda Impacto Livre, que preparará o clima para a principal atração da noite: Biquini Cavadão, a partir das 23 horas. Em seguida, também no palco 2, será a vez da banda Nafta, que levará a diversão madrugada a dentro, anunciando o domingo.

O último dia de festa, domingo (2), é marcado pela lembrança não da emancipação, mas do recebimento do título de cidade, que ocorreu em 1857. O título de cidade também terá seus 154 anos lembrados. A programação começa cedo, pois, a partir das 13 horas, será realizada uma comemoração antecipada do Dia das Crianças, que ocorre em 12 de outubro. Como parte do evento, brincadeiras, brinquedos, animadores, algodão doce, pipoca, lanche com refrigerante e muito mais.

A partir das 18 horas, sobe ao palco 2 a Sociedade Musical 15 de Novembro para uma retreta especial. A noite será encerrada com a apresentação de forró de Pedro Garcia e Banda, a partir das 21 horas, e, no palco 1, a partir das 23 horas, a atração principal da noite de domingo: Eduardo Costa.

Durante os dias de festa, segundo a Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, haverá alteração no tráfego de veículos no Centro da cidade. A rodoviária municipal ficará interditada. Embarque e desembarque de passageiros serão feitos na Rua Vereador Francisco Eugênio Vieira, entre a Prefeitura e a Cooperativa Agropecuária de Cantagalo (Coopac).

Foto: Divulgação

O sertanejo Eduardo Costa fecha a festa no domingo, 2 de outubro

Entenda Cantagalo e suas datas

Segundo historiadores e pesquisadores, Cantagalo conta com três datas distintas. A primeira é o 2 de junho de 1787, data da instalação da vila, que teria se dado com a vinda para a região do Intendente Geral do Ouro na Capitania do Rio de Janeiro, Manoel Pinto da Cunha e Souza, com respaldo do Vice-Rei D. Luiz de Vasconcellos, o que daria a Cantagalo 224 anos de fundação, completados em junho deste ano, embora essa data ainda não se refira à autonomia do município, que se daria com a emancipação, em 1814 (197 anos, que é o motivo da comemoração).

A segunda data é o 9 de março de 1814, que lembra a assinatura, pelo príncipe regente D. João, do decreto que emancipou o município, criando a vila 28 anos depois da prisão do contrabandista português Manoel Henriques, o Mão-de-Luva, que montara acampamento clandestino no local com objetivo de extração ilegal de ouro. Com essa medida, Cantagalo passou a ser independente da Vila de Santo Antônio de Sá, hoje pertencente ao distrito de Porto das Caixas, em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio.

Já a terceira data é o 2 de outubro de 1857, que lembra o recebimento do título de cidade. Segundo os pesquisadores, uma data sem grande importância, apenas porque naquela época o título de cidade era concedido separadamente da emancipação, embora o que conte de fato seja a autonomia administrativa, esta conquistada em 9 de março de 1814.

– Para não confundir, é bom lembrar que não estamos mudando a data de aniversário de emancipação de Cantagalo, ela continua sendo 9 de março. O que estamos fazendo é apenas a celebração dessa data agora em outubro, devido ao aniversário de recebimento do título de cidade – lembra o prefeito Guga de Paula (PP).

Adicione essa página em sua rede social