Cantagalo localiza-se na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e insere-se no Centro-Norte Fluminense com sua topografia agraciada pela natureza. Seu ar puro proporciona um clima agradável e com ótima qualidade de vida. De acordo com o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2009, estimou-se uma população residente de 20.540 habitantes. Portanto, o contingente populacional urbano é de, aproximadamente, 65% do total, em oposição aos 35% de população residente em áreas rurais. Possui uma extensão territorial total de 719,3 km², estando a uma distância de 200 km da capital, o Rio de Janeiro.

Seus 20 mil habitantes, distribuídos em cinco distritos, conseguiram preservar suas culturas e tradições ao longo dos anos, mantendo a verdadeira característica de uma cidade interiorana, motivo de orgulho e satisfação.

Divisão Territorial – Distritos

Cantagalo (Sede) – 1° distrito
Santa Rita da Floresta – 2° distrito
Euclidelândia – 3° distrito
São Sebastião do Paraíba – 4° distrito
Boa Sorte – 5° distrito

Limites Territoriais

Norte: Minas Gerais (município de Pirapetinga), do qual é separado pelo Rio Paraíba do Sul, e com pequena porção do município de Santo Antônio de Pádua.

Sul: Cordeiro, Duas Barras e Macuco.

Leste: São Sebastião do Alto e Itaocara.

Oeste: Carmo e Duas Barras.

Relevo

A sede municipal de Cantagalo localiza-se a uma altitude de 391 metros, sendo o relevo fortemente ondulado, alternando morros cujos topos são arredondados com encostas, variando entre 30° e 40°. Tal relevo também é conhecido como ‘Mares de Morro’.

Clima

Já que o clima ocorrente no estado do Rio de Janeiro é o tropical, pode-se caracterizá-lo no município como Tropical de Altitude, com a temperatura média variando entre 19º e 26º e duas estações do ano bem definidas: um verão caracteristicamente chuvoso, com mais de 80% de precipitação, e inverno predominantemente seco.

Hidrografia

Em relação aos aspectos hidrográficos, o município insere-se na Região Hidrográfica do Rio Dois Rios e seus afluentes, os rios Grande, Negro e Paraíba do Sul. Pelo Centro da cidade cortam os córregos São Pedro, originário na localidade de Batalha, e o Lavrinhas, vindo do município de Cordeiro.

Vegetação

Cantagalo está inserido ao bioma Mata Atlântica. E, após o ciclo da cana de açúcar, café e implantação da pecuária extensiva, sua vegetação ficou restrita a grandes ilhas de vegetação espalhadas pelo município. Possuem seus maiores fragmentos nas serras de Santa Rita da Floresta, Quilombo, Água Quente, Bela Vista e Batalha. Dentre todas as espécies nativas, podemos encontrar: Angico, Embaúba, Ipê, Canjerona, Alfarroba, Sibipiruna, Braúna, Cambucá (árvore símbolo do município), Figueira, Ingá, Jatobá, entre outras espécies de grande interesse biológico e econômico. As matas no município possuem grande diversidade biológica, sendo de fundamental importância para a conservação de inúmeras espécies botânicas e zoológicas e na manutenção de todos os serviços ambientais.

Localização

Centro-Norte Fluminense: O município situa-se na porção oriental do Estado e, para fins de planejamento e ação administrativa, integra a Região Serrana.

Altitude: 391 metros

Área da unidade territorial (km²): 719,3 Km²

Distância da Capital: 200 Km